Como surgiu
Com o crescente aumento no número de idosos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2050 haverá em torno de 73 idosos para cada 100 crianças, a Profa. Inelia Garcia, pensando nas competências necessidade aos profissionais que atenderão este público, compilou diferentes exercícios de Pré-Pilates que trabalham de forma simples e segura a melhora da autonomia funcional dos idosos.Os exercícios físicos praticados de uma maneira sistemática estimulam os idosos em três aspectos: físico, psicológico e social, já que essas atividades são consideradas como um agente antidepressivo. E, obviamente, ajuda a estimular, também, o relacionamento entre eles e seus familiares, amigos e sociedade em geral, melhorando a autoestima, e, dentro disso, a capacidade de aprendizagem e de treinamento da funcionalidade, para que se sintam mais motivados e capacitados a fazer as simples atividades do dia a dia.
Os exercícios do Método Pilates quando combinados com hábitos saudáveis, mostram resultados significativos na execução das tarefas diárias como sentar, levantar, subir e descer degraus, deitar e caminhar e demais rotinas com maior confiança e autonomia.
Objetivos e Aplicação
Objetivo Geral: O método nos proporciona ferramentas e estratégias pedagógicas, facilitando ao profissional o trabalho com o idoso e assim possa prolongar o prazer de viver com uma saúde completa (física, mental, emocional e espiritual).Joseph Pilates dizia que temos que considerar alguns fatores importantes para alcançar a saúde completa, ele indicava conquistar e manter o bom condicionamento físico e mental por meio da Contrologia: fazer atividades ao ar livre, tomar sol pela manhã, cuidar da alimentação diariamente, estimular nossa mente em busca da longevidade cerebral, criar tempo para organizar o nosso dia, aprender a respirar melhor e corretamente, ter bom sono para poder relaxar e conectarmos com nosso “eu” superior e assim desenvolver nossa espiritualidade.
Objetivos específicos: Melhorar a força, flexibilidade e resistência; Desenvolver habilidades motoras e cognitivas; Propiciar equilíbrio emocional; Melhorar a qualidade de vida e bem-estar; Retardar e reduzir as dores associadas a processos degenerativos; Melhorar autoconfiança, sociabilidade e autoestima; Melhorar as condições musculares e articulares.
– Conceito: Apesar de ter sido criado na década de 20, é considerado um método moderno e completo que abrange aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais do indivíduo. O método também é uma filosófica de vida onde os seis princípios são os pilares do método.
– Estratégia Didática: A teoria é ministrada utilizando equipamento de multimídia e a prática pode ser realizada por meio de vivências ou em forma de laboratório e oficina de exercícios.
– Nível de Complexidade: A aula é orientada de acordo as prioridades, necessidades e objetivos do aluno dando foco na recuperação e manutenção de sua autonomia.
– Aplicação: Por tratar-se de aulas coletivas, não é indicado para pessoas com dor, lesões, em pós-operatório ou com qualquer tipo de restrição médica.
– Materiais: Nestas aulas usamos somente os acessórios utilizados pelo Sr. Pilates: Banda Elástica; Magic Circle, Weights e Bastão.
Conteúdo Programático
A organização do conteúdo pode ser feita de acordo com os objetivos do contratante:• Histórico, filosofia e a arte de Joseph Hubertus Pilates;
• O ciclo vital alterações dos sistemas: nervoso, respiratório, circulatório e renal;
• A motricidade e a saúde: importância da atividade física e do exercício para manutenção da autonomia nas atividades do dia a dia;
• Melhora das capacidades físicas: Como trabalhar e manter a força, flexibilidade, resistência para reduzir as dificuldades para – caminhar, sentar e levantar, deitar e levantar, a respiração difícil, dificuldade de se vestir e despir-se, perda de equilíbrio e limitação para movimentar os braços;
• A importância dos princípios para trabalhar o corpo e a mente em sua longevidade: concentração, centralização, precisão, respiração, controle e fluidez;
• Construção do corpo através dos exercícios de Pré-Pilates:
- Exercícios para melhorar a funcionalidade do caminhar;
- Noções de reflexiologia podal;
- Exercícios específicos para melhorar a funcionalidade do levantar e sentar, subir e descer degraus, entrar e sair do carro;
- Exercícios para melhorar a funcionalidade de deitar e levantar da cama;
- Exercícios que ajudam a melhorar a flexibilidade e a tonificação muscular (ombros, pescoço, coluna e membros inferiores, mãos, punhos e boca);
- Conscientizar o idoso sobre a importância dos exercícios diários, montar rotina de exercícios;