
Como surgiu
A bola Suíça foi desenvolvida em 1963 por Aquilino Cosani, um fabricante italiano de plásticos. Por ser um objeto lúdico, de fácil armazenamento e transporte, além de propiciar exercícios de leve a moderada intensidade, o uso da bola suíça ganhou adeptos pelo mundo afora.Meu primeiro contato com a bola suíça foi em 1990 na Itália e logo depois participei de um evento na Califórnia e adquiri várias unidades da bola para utilizar na Corpus Academia em Guarulhos. Fui uma das pioneiras na utilização da bola no Brasil, ministrando a partir de 1992 aulas em convenções e eventos fitness. Conhecendo as potencialidades da bola, utilizei os conhecimentos já adquiridos com outras modalidades, estudei, modifiquei e alinhei as bases técnicas do Alongamento Consciente aos exercícios com a bola. Assim, nasceu em 1994 o BALLNESS, técnica desenvolvida para atender diferentes públicos com aulas divertidas, motivantes, desafiadoras e funcionais.
Objetivos e Aplicação
O conteúdo dos cursos de Ballness oferece subsídios para aulas lúdicas, de condicionamento físico, para recuperação da funcionalidade corporal, seja por acidente ou pela idade, alívio de Stress, alinhamento postural, e preparação do corpo para a prática de atividades esportivas, sejam para lazer ou competitivas.– Conceito: A bola proporciona oportunidade para propor desafios que abrange aspectos físicos, emocionais e mentais do indivíduo. Sua prática melhora as funções músculo-articulares, melhora a circulação, reestrutura o equilíbrio físico e mental.
– Estratégia Didática: A teoria é ministrada utilizando equipamento de multimídia e a prática pode ser realizada por meio de vivências, em forma de laboratório e oficina de exercícios.
– Nível de Complexidade: A aula pode variar em complexidade de acordo com o nível de controle, coordenação e equilíbrio dos alunos de qualquer idade e nível de condicionamento físico.
– Aplicação: Por ser um equipamento extremamente versátil, pode ser utilizado em programações lúdicas, educacionais, de reabilitação, de condicionamento físico, com crianças, em atividades laborais, com atletas, com gestantes e até com idosos.
Conteúdo Programático
Existem inúmeras possibilidades de organização do conteúdo, em forma de workout, workshop ou curso, seguem algumas sugestões que podem ser reduzidas ou complementadas de acordo com as necessidades do contratante:• Como tudo começou, introdução aos princípios fundamentais do trabalho com a bola suíça;
• Indicações, contraindicações e principais benefícios do trabalho com a bola;
• Considerações de como utilizar a bola com diferentes públicos de forma segura, progressiva e com pedagogia adequada;
• Treinamento das habilidades de comunicação, observação e leitura corporal;
• A importância da instrução verbal, tatocinestésica e criação da imagem para execução dos exercícios;
• Como utilizar a bola no trabalho de força, resistência aeróbica, tonificação muscular e flexibilidade;
• A bola como ferramenta ideal para o trabalho do controle motor, consciência corporal e equilíbrio visando à harmonia e a fluidez do movimento, a postura estática e dinâmica, o ótimo equilíbrio entre força e flexibilidade muscular.
• Como organizar uma aula com alunos de nível básico, intermediário e avançado de condicionamento físico e controle motor de forma motivante e segura.
• Saiba como utilizar os diferentes tamanhos de bola em suas seções de ginástica laboral.
• Vivência prática apresenta grande variedade de exercícios que trabalham as capacidades físicas e habilidades motoras. Ballness desafia o equilíbrio, força e controle do corpo, melhorando sua consciência corporal a cada movimento.