CARREIRA

O mais importante é que quando você quer
realmente uma coisa, o impossível não existe.

Concluí a graduação em 1979 de Educação Física no Chile. A partir de março de 1980, já no Brasil complementa seus estudos:

  • Graduada em Educação Física pela Universidade do Chile - 1979;
  • Curso de Pós-Graduação em Ginástica Rítmica Desportiva – 1979;
  • Curso de Pós-Graduação em Dança na Educação Física – FIG (Faculdades Integradas de Guarulhos) – 1980;
  • Curso de Pós-Graduação de Ginástica de Manutenção – FIG – 1983;
  • Certificada no Método Pilates® de Condicionamento Físico pelo The Pilates Studio® de Nova Iorque;
  • Homenageada com o Troféu de melhor divulgadora e implantadora do Autentico Método Pilates®, e melhor nível técnico - Los Angeles 2001;
  • Nomeada Teacher of Teacher de Pilates – Nível mundial – NY 2003;
  • Diretora do The Pilates Studio® Brasil. Responsável pela formação de instrutores na América Latina, Brasil e Portugal;
  • Ministra cursos, congressos e convenções em Universidades e Faculdades do Brasil, Europa e Américas;
  • Pós-Graduação em Fisiologia do Esforço e Treinamento com Resistência – Instituição Cecafi.
Em convenções nacionais e internacionais participou junto com os colegas Cida Conti, Paulo Akiau, José Anchieta, Mauro Guiselini, Monica Tagliari, Paulo Henrique, entre outros, de diversos workshops lançando as primeiras tendências do fitness.

Ginástica

Meu início como professora foi em 1976 dando ginástica para os funcionários do hospital onde minha mãe e minha avó trabalhavam. Me foi cedido uma sala onde se praticava tênis de mesa e também um campo de futebol com arquibancada de madeira.

Nesse ambiente foi que comecei a trabalhar condicionamento físico para os funcionários desde a faxineira até a área médica. Frente a este público heterogêneo, comecei a esboçar a estrutura da aula de alongamento consciente. Em poucos meses, de uma turma passei para seis.

O êxito da atividade física foi reconhecido e muito valorizado. Percebi que o professor de educação física pode ter uma carreira bem sucedida. Tudo depende da dedicação e doação pessoal.

No Brasil, minha atuação como professora se iniciou em Guarulhos no "Nosso Clube" de Vila Galvão, ministrando aulas de Ginástica, Dança, Jazz, Ginástica Rítmica e Natação.

Meu local de trabalho era o salão de festas do clube, que logo se transformou no local mais frequentado, pelo êxito das atividades.

Cada detalhe das aulas era pensado com muito carinho e energia; sempre com o desejo de ajudar as crianças e adultos a se tornarem melhores pessoas. Foi muito gratificante vê-las se apaixonarem pela atividade física ano após ano.

Nesse mesmo clube, montei minha primeira equipe de Ginástica Rítmica e de Dança. Depois ajudei a montar e comprei a "Corpus Academia", tornando-se centro de referência na preparação dos atletas da ginástica aeróbica, bailarinos e professores de educação física em geral.

A Corpus Academia foi o primeiro local onde comecei a ministrar cursos de Alongamento Consciente assim como o Autêntico Pilates.

Outras realizações na área de ginástica:

  • Professora de Alongamento e Flexibilidade nos cursos de Pós-graduação FMU;
  • Responsável pela preparação na flexibilidade e consciência corporal dos mais destacados atletas de ginástica aeróbica competitiva e bailarinos profissionais do Brasil;
  • Criadora do Método “Alongamento Consciente” e Ballness (bola suíça);
  • Premiada com o prêmio “Instrutor do Ano” em 1997, pela Fitness Brasil;
  • Ganhadora do Top FIEP 2008 e 2009 – Melhor profissional de Educação Física – Nível Internacional;
  • Ganhadora do troféu ao mérito pelo trabalho de Body Mind - Portugal em 2011.

  • Pilates (após 1994)

    Em 1994 a professora Inelia Garcia começa a sua certificação com Romana Kryzanowska em Nova Iorque.

    Em 1996, conclui a certificação e inaugura o primeiro Studio de Pilates no Brasil, na cidade de Guarulhos, em São Paulo.

    Romana Kryzanowska, juntamente com o Diretor do The Pilates Studio Inc., Sean Gallagher, designam em 1996 a professora Inelia Garcia para difundir e representar o Método Pilates no Brasil.

    Já no ano seguinte, Romana inicia oficialmente o The Pilates Studio® Brasil, em abril de 1997, na convenção da Fitness Brasil (Santos) além de ministrar diversos workshops na cidade de São Paulo.

    Após a implantação deste 1º Studio, Romana nomeia Inelia como diretora responsável para formar, divulgar e preparar junto com ela e sua filha Sari Mejia, futuros professores para a Certificação, que se iniciaria no ano seguinte junto à rede The Pilates Studio® Brasil.

    Romana visitava anualmente o Brasil, participando da Certificação e ministrando a Educação Contínua aos instrutores formados, além de dar diretrizes para o desenvolvimento do Pilates no país.

    Foi o início de um período de extraordinário crescimento da Contrologia no Brasil. Se Joseph Pilates fez a melhor escolha para sua sucessão, Romana também acertou escolhendo Inelia para difundir o Autêntico Pilates no Brasil, garantindo a melhor formação e preservando a filosofia e autenticidade do método criado por Joseph Pilates.

    A paixão pela atividade física sempre me moveu e ao chegar no Brasil estudei e trabalhei por muitos anos na cidade de Guarulhos / SP.

    Ainda em meados de 80, auxiliei amigas que tinham um sonho de abrir uma academia, e com muito esforço e dedicação foi aberta a Corpus Academia em Guarulhos/SP. A rotina de trabalho era intensa, já que era proprietária da Corpus Academia, professora no Nosso Clube e no Colégio Integrado de Guarulhos. Com a colaboração de amigos e alunos, abrimos a segunda unidade da Academia Corpus, em 1997.

    Em 1993 conheci o Autêntico Pilates na Convenção IDEA San Diego, quando fiz um workout de Mat Pilates e no final da aula perguntei sobre a formação e indicaram uma "senhora" em Nova York que era a máxima autoridade em Pilates no mundo. Sem muita informação, cheguei até Romana Kryzanowska em 06 de janeiro de 1994, e comecei meu curso no Autêntico Método Pilates com a certeza de que o método mudaria minha vida.

    O primeiro Studio do Autêntico Método Pilates funcionava na própria Corpus Academia, e o Método ainda era pouco conhecido no Brasil. Em 1998, abri a primeira unidade franqueada do The Pilates Studio ® Brasil na Academia Competition na Rua Oscar Freire.

    O primeiro Centro de Formação de Pilates se iniciou no Brasil por Romana Kryzanowska, Sari Mejia, Sean Gallagher e Inelia Garcia, em 1998, onde tivemos o privilégio de contar 2 a 3 vezes por ano com a sucessora de Joseph Pilates, herdeira e guardiã do seu legado.

    Para manter o alto padrão de qualidade e autenticidade do método, Romana autorizou e supervisionou a fabricação dos equipamentos aqui no Brasil (Joe Aparelhos de Pilates Ltda). Isso nos permite seguir a tradição que para ter um aparelho de Pilates a pessoa deve estar capacitada a usá-lo com segurança e respeito a individualidade do praticante.

    O The Pilates Studio ® Brasil expandiu sua escola de formação de profissionais no Autêntico Método Pilates para Chile e Portugal.

    Atualmente, possuímos mais de 50 unidades espalhadas por todo o Brasil, com Studios parceiros no Chile e Portugal.