O Método Pilates para a manutenção e recuperação da autonomia do idoso

pilates-idoso

Olá, meus amigos!

Neste mês de outubro, quero comemorar com vocês um ano da realização de um sonho antigo, que é o lançamento de uma obra sobre o Pilates voltada especialmente à qualidade de vida das pessoas que têm 65 anos de idade ou mais: “O Método Pilates: manutenção e recuperação da autonomia do idoso”.

Para se ter uma melhor ideia da quantidade de idosos no Brasil hoje, de acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  – o número de brasileiros, em 2012, com 60 anos ou mais, chegou a 21 milhões, com estimativa da OMS – Organização Mundial da Saúde – de chegar a 32 milhões em 2025.

É… o Brasil está envelhecendo e apresenta uma crescente expectativa de vida. E, para ajudar os idosos a se cuidarem melhor nesta fase da vida, no livro, apresento um pouco do que aprendi durante os 20 anos de convivência que tive com a minha grande Mestra e amiga Romana Kryzanowska (1923 – 2013), que tinha uma paixão singular pelo Método, um carinho e respeito supremo pelos idosos e pelo nosso grande Mestre Joseph Pilates, criador da Contrologia (Pilates), a quem ela carinhosamente se referia como “Joe”.

Durante as nossas agradáveis conversas sobre bem-estar, saúde e sobre o Método, Romana sempre fez questão de enfatizar o quanto o Sr. Pilates se preocupava em preparar as pessoas desde cedo para chegarem a esta fase da vida com uma saúde completa (física, emocional e mental), assim como devolver aos que já se encontram nela a autonomia e a funcionalidade para fazer as atividades simples do dia a dia.

Joseph Pilates defendia que, para termos uma longevidade física e mental, é preciso nos atentarmos desde cedo a alguns aspectos importantes, como:

· Conquistar e manter um bom condicionamento físico e mental por meio da Contrologia e de atividades físicas ao ar livre;
· Tomar sol pela manhã;
· Cuidar da alimentação;
· Estimular a mente;
· Organizar melhor a agenda para ter tempo para o lazer e a sociabilização;
· Respirar melhor;
· Ter um bom sono; e
· Desenvolver a espiritualidade.

Com isso, a pessoa será um idoso:

· mais flexível, forte e ágil;
· com melhor coordenação motora e equilíbrio;
· com mais mobilidade articular e autonomia para fazer as atividades do dia a dia, como sentar, levantar, caminhar, fazer higiene pessoal etc;
· que consegue retardar o processo da redução de massa óssea;
· que curte bem os momentos de esporte e lazer, tendo mais qualidade de vida e saúde;
· com autoestima mais elevada; e
· mais forte contra às temidas quedas.

No livro, você consegue visualizar bem todos esses benefícios. Com uma leitura fácil, tanto para Instrutores, como para os alunos, que poderão conhecer melhor a técnica que praticam, a obra é dividida em duas partes. A primeira delas apresenta fundamentos teóricos sobre a eficiência do Pilates na vida dos representantes da terceira idade, começando com o tema “o envelhecimento como parte do ciclo vital” e a importância da atividade física e do exercício para a motricidade e a saúde geral; e, para concluir, “o Método Pilates de Condicionamento Físico e Mental na promoção de saúde e qualidade de vida”.

Já a segunda parte traz uma boa explanação sobre a importância dos princípios do Pilates na execução dos exercícios; apresenta os principais sinais da diminuição da autonomia nas atividades diárias, assim como traz propostas de exercícios (mais conhecidos como de Pré-Pilates, ricamente ilustrados em cada página para que possam ser realizados corretamente), devendo estes serem, primeiramente, orientados por um Instrutor qualificado e, após o profissional ver que o aluno já consegue fazer corretamente sozinho, a pessoa poderá fazer em casa. Mas lembre-se que é imprescindível seguir à risca todas as orientações que damos em cada exercício para que os benefícios sejam alcançados. Vale salientar, também, que esses exercícios que apresentamos nesta obra não substituem a prática do Pilates no Studio. Apenas a complementam para potencializar os resultados.

Se você gostou de toda essa temática e ficou interessado na obra, o livro já está à venda na loja virtual Clarah, com entrega disponível para todo o Brasil. Esperarei a sua opinião, para que possamos desenvolver um rico debate sobre a saúde e bem-estar deste público que cresce cada vez mais no Brasil e merece tanto a nossa atenção: http://bit.ly/LivroPilatesparaIdosos

Muito Power House, saúde e paz para você e até!

Inelia Garcia
Teacher of Teachers do Autêntico Método Pilates, nomeada por Romana Kryzanowska no ano de 2003, e Diretora do The Pilates Studio® Brasil