Envelhecer bem: fazer mais hoje pelo seu corpo de amanhã

img-idoso-feliz

Olá!

Trago à tona um tema muito relevante: a importância da atividade física para a terceira idade. Os exercícios físicos praticados de uma maneira sistemática estimulam os idosos em três aspectos: físico, psicológico e social, já que essas atividades são consideradas como um possível agente antidepressivo. E, obviamente, ajuda a estimular, também, o relacionamento entre eles e seus familiares, amigos e sociedade em geral, melhorando a autoestima, e, dentro disso, a capacidade de aprendizagem e de treinamento da funcionalidade, para que se sintam mais motivados e capacitados a fazer as simples atividades do dia a dia.

E quais são os sinais mais visíveis do envelhecimento? Dificuldade em: caminhar, sentar, levantar de uma cadeira ou sofá, deitar, dormir, levantar pela manhã, em se higienizar e se alimentar com a mesma facilidade de antes.

As atividades físicas para os idosos têm como objetivos:

· Melhorar as condições musculares (força, resistência e controle motor) e articulares (mobilidade);
· Melhorar a força e a flexibilidade;
· Beneficiar o sistema cardiorrespiratório, como a circulação periférica;
· Auxiliar na prevenção da obesidade e da descalcificação óssea, evitando ou retardando o aparecimento da osteoporose;
· Melhorar a postura, a coordenação motora e o equilíbrio, desenvolvendo a auto- imagem e a autoestima, que são importantes para preservar e promover a independência e autonomia das atividades da vida diária (AVDs);
· Beneficiar os atos de caminhar, sentar e levantar, subir e descer escadas. Estes, serão executados com mais equilíbrio e segurança, com um controle maior do corpo, do movimento e gesto motor; e
· Fazer com que eles consigam se higienizar, seja no banho ou nos demais atos, de uma maneira mais natural e prazerosa.

Quando o idoso se exercita regularmente, obviamente que melhora todas essas ações, tendo mais independência, autoconfiança e conforto. Com isso, vivencia um processo de envelhecimento com mais qualidade de vida e aceitação, com maior inserção na família e na sociedade.

E no que o Pilates beneficia o representante da terceira idade? O envelhecimento leva as pessoas, com o passar dos anos, a terem uma perda acentuada da corporalidade saudável e o Método criado por Joseph Pilates retarda todo esse processo. Melhora os aspectos físico, psicológico e social; estimula a inteligência e a memória, como a capacidade de aprendizagem, fazendo com que o envelhecimento seja mais lento, com pensamentos positivos, alegria e esperança.

O próprio Sr. Pilates e sua pupila Romana Kryzanowska (nossa saudosa e querida Master Teacher), tiveram uma atenção muito especial voltada aos idosos, preocupados em trabalhar a Contrologia (Autêntico Método Pilates de Condicionamento Físico e Mental) também focada na melhora da qualidade de vida e do bem-estar da terceira idade. Em breve, vocês poderão contemplar uma obra, baseada nos escritos de Joseph Pilates, que aborda bem o Método nessa etapa da vida.

Inelia Garcia
Teacher of Teachers do Autêntico Método Pilates, nomeada por Romana Kryzanowska no ano de 2003, e Diretora do The Pilates Studio® Brasil