A importância de uma boa especialização para o profissional de Educação Física

inelia-profissional-ef

Olá!

1 de setembro, Dia do Profissional de Educação Física, mas com sinceridade, todo dia é nosso dia, então, gostaria de bater um papo com você que é formado nesta especialidade, que ama o que faz, mas que ainda está em busca de uma realidade financeira melhor e de uma maior estabilidade na carreira.

Não é novidade para ninguém que o mercado está cada vez mais seletivo. Isto está acontecendo porque os alunos estão mais exigentes, antenados com as tendências e com o que há de melhor no mundo fitness. E, para fidelizá-los na modalidade em que você atua, é preciso estar cada vez mais bem capacitado, se atualizando constantemente, para que eles se sintam realizados e seguros com o seu treinamento, seja você Professor de Educação Física em escolas; Instrutor de musculação; Personal Trainer; Monitor Esportivo e Recreativo; Instrutor de Pilates etc. Qualquer uma dessas funções requer um bom embasamento teórico/prático, didática e paixão pelo que faz para que você possa trabalhar com segurança e eficácia.

Lembre-se: os alunos percebem nas suas aulas quando você ama o que faz e se você está sempre se aperfeiçoando. E tem mais: hoje, antes dos futuros clientes decidirem com quem fará aula, eles pesquisam se aquele profissional ou empresa é referência na modalidade desejada. E aí, a boa formação e a reputação profissional fazem toda a diferença!

Pense estrategicamente, escolhendo bem as áreas que mais se identifica e se dedicando com afinco a uma delas, ou mais. Especialize-se com os melhores nomes de cada área. Tudo isso, no final das contas, fará uma enorme diferença na sua realização profissional, e, consequentemente, na financeira, também.

Para se ter uma melhor ideia de como está o mercado de trabalho atual, o Brasil conta com mais de 300 mil profissionais de Educação Física, com diferenças salariais acentuadas de uma região à outra.

Em São Paulo (SP), por exemplo, o piso mensal para o instrutor de academia que trabalha 220 horas mensais é de R$ 1.710,00 (valor referente aos empregadores com até 25 empregados, de Academias Esportivas e Entidades Similares). Já em Salvador (BA), esse valor pode cair para R$ 1.100,00.

Em um mercado tão competitivo e versátil, uma boa especialização ajudará aobter melhores ganhos salariais e o reconhecimento que tanto almeja. Seja qual for a área que você escolher, o Brasil já conta com excelentes opções de cursos das modalidades mais tradicionais às mais badaladas do momento, como Pilates, treinamento funcional, crossfit, yoga, musculação, artes marciais, baléetc. E para todas essas opções há mercado, com salários bem acima do piso, para um bom profissional.

O que você deve se atentar e ter como foco é: independente da modalidade que escolher para seguir, procure as melhores opções de cursos e se dedique dentro e fora da sala de aula. Basta apenas fazer a escolha certa, ter força de vontade, disciplina, perseverança e sentir amor pelo que faz, que a carreira de sucesso será a consequência disso tudo.

Espero que um dia possamos nos encontrar e você me diga: “Inelia, eu me encontrei profissionalmente, me especializei e hoje me sinto completamente realizado!” Eu ficarei muito feliz em ouvir isso. Agora, é com você! Atualize-se, realize-se, invista na sua carreira e todas as portas se abrirão!

Em breve, trago mais um tema bacana para conversarmos. Muito Power House e até lá!

Inelia Garcia
Teacher of Teachers do Autêntico Método Pilates, nomeada por Romana Kryzanowska no ano de 2003, e Diretora do The Pilates Studio® Brasil